Author Topic: Pregunta sobre processos de incineração e compostagem  (Read 6070 times)

Offline rosmaninho

• New Member
  • *
    • View Profile
Boa tarde! Sou uma estudante da universidade de Aveiro e estou a desenvolver a minha  tese de mestrado na área dos resíduos sólidos. Estou a utilizar o Umberto para análise de ciclo de vida, mas estou com algumas dificuldades, pois quero introduzir os processos de incineração e compostagem, mas não sei que funções e coeficientes de relação usar. Podem ajudar-me? Obrigado, Rosário

Offline pbeilschmidt

• Administrator
  • Hero Member
    • View Profile
Re: Pregunta sobre processos de incineração e compostagem
« Reply #1 on: June 19, 2008, 16:45 »
Olá Rosmaninho,

obrigado pelo post. As funções e coeficientes numa especificação de um processo dependem dos atuaias processes, neste caso processos de incineração e compostagem.

Quais são as informações e dados que você tem sobre estos processos (e.g dados medidas no equipamento, dados do produtor do equipamente, dodos sobre consumo de agua, énergia, combustiveis, etc., ou dados da literatura)?

Se você pode esclarecer um pouco mais, como são estos processos, quais os parametros, seria mais facil dar umas dicas.
------------------------
Peter Müller-Beilschmidt
myUmberto Moderator
ifu Hamburg GmbH

Offline rosmaninho

• New Member
  • *
    • View Profile
« Reply #2 on: July 01, 2008, 15:58 »
Boa tarde!

Quanto a essas dúvidas já estou esclarecida. Mas agora tenho outro problema. Ao fazer a minha rede Petri, fiz recall dos processos de transport e thermal treatment da libraria. Inseri as quantidades de entrada nos inputs, no meu caso as quantidades de residuos a transportar e a tratar...e esperava obter resultados de um balanço mássico, ou seja, esperava obter nos lugares seguintes quantidades especificadas de saida depois das transições, mas o que me acontece é que não calcula nada. Poderiam ajudar-me neste problema?

Obrigado,

Rosário

Offline veradurao

• New Member
  • *
    • View Profile
« Reply #3 on: July 01, 2008, 16:24 »
Olá Rosmaninho!

Pelo que descreve, parece que o modelo não está a ser calculado.. o que pode ter inúmeras explicações!

Apenas para tentar perceber melhor o que se passa, pode esclarecer-me algumas dúvidas? :

1) o seu modelo é composto apenas por transporte e incineração ou tem outros processos?

2) nos processos que importou da \"biblioteca\" fez algumas alterações ou utilizou as especificações da transição tal como estavam?

3) antes de calcular o modelo, quando diz que \"inseri as quantidades de entrada nos inputs, no meu caso as quantidades de resíduos e combustível usado no transporte, e as quantidades de resíduo a entrar na incineração\" verificou se não está a usar informações que possam, durante o cálculo, ser contraditórias? Geralmente, para iniciar o cálculo, é utilizado apenas um \"Fluxo Manual\".

4) por outro lado, nas transições que importou, verificou as equações definidas? é possível que a transição esteja definida para calcular apenas num dos sentidos e a Rosmaninho esteja a indicar-lhe um fluxo manual do sentido contrário... por exemplo, se a transição Incineração estiver definida para ser calculada a partir de um output para os inputs e a Rosmaninho estiver a indicar-lhe um valor de input, o cálculo não se realiza.

Para já é o que posso dizer-lhe.. Se permanecerem algumas dúvidas talvez seja melhor contactar-me directamente:
vera.durao@ceifa-ambiente.pt
tel.: 213920094 / 95

Peter, provavelmente terá alguma coisa a acrescentar??

Obrigada, beijinho,

Vera

Offline pbeilschmidt

• Administrator
  • Hero Member
    • View Profile
« Reply #4 on: July 01, 2008, 18:12 »
A minha aposta é na número 3, que o modelo não tem nenhum fluxo manual especificado!
------------------------
Peter Müller-Beilschmidt
myUmberto Moderator
ifu Hamburg GmbH

Offline rosmaninho

• New Member
  • *
    • View Profile
« Reply #5 on: July 02, 2008, 14:45 »
Boa tarde!

Penso que já descobri o problema. No meu estudo para o transporte...eu estou a transportar resíduos, o que no meu ponto de vista é um material \"bad\". Experimentamos assumir os resíduos a transportar serem como um material \"good\" e a verdade é que consegui fazer assim o balanço mássico... Não sei se será esse o motivo...é possível que seja?